terça-feira, 2 de junho de 2009

Palavras com O

OITÃO. Variação de eitão. Eito grande. Trecho. Parede da casa.
OITAVINHA. Antiga medida de capacidade que corresponde a 1/8 de um alqueire. A oitava parte dos quartos de um boi. “Era costume entre os antigos quando abatia-se um boi, ou um porco, dar uma oitavinha de presente aos vizinhos mais próximos.”(Isaque de Borba Corrêa - Pirão com Milongas - inédito)
OLHEIRO. (n. cat.) Modo como os francisquense denominam os vigias de tainha.
ONTIONTE. Antesdonte, antes de ontem.
ORAÇA. Diz-se do mar quando está calmo com ventos suaves e de repente começa a ficar com manchas de calmaria, indicando que cairá vento sul forte ou trovoada. Com este indicativo o pescador deve recolher as redes e remar para a praia. (V. F. de Farias - Itapema - p 47)
ORNAR. (Do lat. Ornare: por em ordem, ornamentar.) (n. cat.) Combinar. P.ex.: “Peixe orna com pirão.” Praticamente desconhecido entre nativos do centro do litoral catarinense.
OSCA. Feminino de osco, pêlo de vaca queimado-escuro. (D. Soares p 15)
OSCO. Pelo queimado e escuro. Veja Hosco.
OVEVA. Nome de um peixe teleósteo, percomorfo, da família dos cianídeos (Larimus breviceps Cuv.) Tem coloração pardacenta, flanco e abdome branco-prateado, comprimento de até 20 cm. Bastante conhecido na cidade de São Francisco do Sul e arredores. “As ovevas, os cações e os bagres.” (Defreitas p 48)

Nenhum comentário: