terça-feira, 2 de junho de 2009

Palavras com H

HOSCO. (do esp. plat.) Diz-se de uma determinada combinação de cores de pelo de gado com predominância escura e lombo de cor amarelada - amarelo queimado. Pode-se dizer também do gado de pêlo cinza. Ilson Rodrigues grafou esta palavra com / H /. Inclusive despretensiosamente cita referência de Manoel dos Santos Lostada no verbete “sogueiro”: “{...} um formoso novilho hosco, tão manteúdo e sogueiro que era inveja dos arredores.” (Manoel dos Santos Lostada, A oferta - Panorama do conto catarinense, p 38 - in Dicionário de Regionalismos da Ilha)
Doralécio Soares, no seu “Linguagem da Vida Campeira”, publicado no Boletim da Comissão Catarinense de Folclore, registra a forma “osca”, como sendo pelagem “queimado escuro”.

(*) Este é o único verbete grafado com a consoante inicial /H/, simplesmente pelo fato que encontramos referência que abona a grafia com /H/. Podemos grafá-la com inicial /O/ evidentemente. No A. E. séc XXI está grafado com /H/.
A variação “osca” citada por Doralécio Soares é apenas uma enálage de gênero, uma vez que a predominância deste verbete refere-se às vacas, daí o fato do falante adequá-la ao gênero feminino.
Sua etimologia vem do espanhol platino, donde se extrai a maioria dos nomes referentes à pelagem de animais.
A grande maioria dos termos aqui consignados, são originadas de brasileirismos, executados por falantes vulgares, por isso a dificuldade de se grafar palavras idiomáticas com a inicial /H/.

Nenhum comentário: